Para a Itaminas, o futuro e o presente se conjugam em uma só palavra: Sustentabilidade
Ser uma empresa sinônimo de desenvolvimento, modernidade e sustentabilidade sempre esteve presente em todas as ações da Itaminas.
A sua relação com as práticas de sustentabilidade, bem-estar social e governança foi assumida desde o início de suas atividades. E os grandes exemplos estão no constante e histórico trabalho de recuperação de áreas nativas, na construção de barragens dentro de altos parâmetros de segurança e nos investimentos que ultrapassam as exigências da sociedade e das leis ambientais.
Gestão de Ruídos
As medições de ruído ambiental têm o objetivo de medir os níveis de pressão sonora gerados pela atividade do estabelecimento, e o nível de perturbação sonora causada por esses ruídos.
As medições de ruído ambiental são realizadas mensalmente nos períodos diurno e noturno nos 7 pontos determinados, sendo afastados aproximadamente 1,2 metros do piso e pelo menos 2 metros de obstáculos, com a configuração do Sonômetro na curva de ponderação A, no circuito de resposta em Fast, sendo o tempo de execução da medição de 5 minutos, feitos em horários coincidentes com as atividades de maior frequência da empresa, para melhor conjectura dos resultados e enquadramento da norma técnica e leis aplicáveis.
Gestão de Particulados
O monitoramento da qualidade do ar é executado visando controlar e determinar o nível de concentração da poeira de rejeitos gerados pelas atividades da mineradora em torno do próprio empreendimento e da comunidade do bairro Brasília.
Com o intuito de executar o trabalho de forma sustentável e ambientalmente segura, os monitoramentos atmosféricos são feitos continuamente, sendo realizados o monitoramento de PTS – “Partículas Totais em Suspensão” em pontos na Barragem B1 e barragem B4 mensalmente, e no “Ponto 01” localizado na Estrada de Acesso da Mina à Plataforma de Embarque – Pátio da TSL verificado semanalmente.