Processo é feito por meio de filtros prensa que chega a recuperar quase 9 mil m³ de água por dia
Ser uma empresa sinônimo de desenvolvimento, modernidade e sustentabilidade sempre esteve presente em todas as ações da Itaminas. E os grandes exemplos estão no constante e histórico trabalho de recuperação de áreas nativas, construção de barragens dentro de altos parâmetros de segurança e investimentos ultrapassam as exigências da sociedade e das leis ambientais.
Para atender com êxito o tratamento de grande volume de rejeito de mineração, a ANDRITZ fez uso de alta tecnologia por meio de processo de filtração eficiente, seguro e sustentável que diminui a quantidade de água no material. Os testes iniciais foram realizados no laboratório da multinacional, localizado em Pomerode (SC).
Como funcionam os filtros prensa
O uso de filtro prensa overhead de última geração é um projeto robusto com velocidade máxima de descarga de tortas. Entre suas principais características, destaque para a abertura dupla do pacote de placas de filtragem, para a descarga de sólidos em alta velocidade, o dispositivo de lavagem de lonas filtrantes de braço duplo e para a alimentação bilateral que reduz o tempo de ciclo.
O filtro prensa overhead baseia-se no projeto confiável dos filtros, com um divisor adicional de placas de filtragem para garantir o maior rendimento possível em combinação com a tecnologia de quatro cilindros.
A solução trouxe resultados positivos na atuação da Itaminas para promover uma mineração sustentável, já que a tecnologia possibilita a substituição de barragem de rejeitos por empilhamento a seco com o filtro prensa, otimização de processos e redução de despesas operacionais e de consumo de água – quase 9 mil m³ de água recuperada por dia.
O projeto gera inovação nos processos de beneficiamento para tratamento de rejeitos, tornando a operação mais sustentável, segura e socialmente responsável.
Para a Itaminas, a solução da ANDRITZ promove inovação nos processos de beneficiamento para tratamentos de rejeitos. “Com esse recurso, eliminamos o uso de barragens de rejeito, criando um novo perfil de sustentabilidade e produtividade”, ressalta Gedeon Júnior, Diretor de Produção e Processamento da Itaminas.
Saiba mais em: https://www.andritz.com/separation-en/filter-presses-for-mining-pt
Acompanhe mais notícias da Itaminas em: https://www.itaminas.com.br/noticias/