O programa Jovem Aprendiz (regulamentado pela Lei nº 10.097) é uma estratégia do governo brasileiro para possibilitar o acesso a um primeiro emprego para as pessoas até certa faixa etária. Além de trazer uma oportunidade profissional, outro objetivo desse projeto é a aprendizagem de um ofício no dia a dia do trabalho.
A duração do contrato de trabalho especial não pode ser superior a dois anos e deve estar condizente com a rotina escolar do candidato. Ou seja, ninguém deve parar de ir às aulas para participar desse programa. A frequência escolar, inclusive, é um ponto muito importante para a permanência no Jovem Aprendiz.
A Itaminas em parceria com o SENAI oferece capacitação técnica para 24 jovens abrindo turmas anuais desde 2018.
O SENAI Jovem Aprendiz funciona com a contratação desses aprendizes por empresas que são parceiras na indústria. Dessa forma, em um período para os cursos no SENAI que tem a duração de 6 meses a 1 ano e meio. É um programa que segue a Lei da Aprendizagem. Na qual, garante que empresas de médio e grande porte contratem esses jovens como aprendizes em seu quadro de funcionários e ainda fazendo um curso numa instituição como é o SENAI e recebendo por isso.