O setor de Meio Ambiente da Itaminas realizou, no dia 22 de novembro, um Exercício Simulado Interno de Emergência de Barragem do PAEBM (Plano de Ação Emergencial para Barragem de Mineração). O simulado é um exercício preventivo e obrigatório, que visa seguir orientações sobre como proceder em uma emergência com barragens. O PAEBM é um documento de fácil entendimento que deve ser elaborado pelo empreendedor.
Neste plano, as emergências que possam pôr em risco a integridade da barragem devem ser identificadas, além de serem definidos os agentes a serem notificados desses acontecimentos. O objetivo do PAEBM é evitar danos com perda de vida no caso de um eventual sinistro.
Como funciona o Simulado Interno
Os inspetores da barragem verificam uma alteração na segurança da barragem e o coordenador do PAEBM é acionado para declarar se é uma situação de emergência ou não.
Após a identificação da anomalia, o sistema sonoro é acionado, indicando a evacuação preventiva em Nível 2 de emergência, onde todos os funcionários devem parar suas atividades imediatamente e seguir para os pontos de encontro mais próximos.
Na chegada ao ponto de encontro, as pessoas têm a presença registrada, respondem a uma pesquisa de satisfação sobre o sistema de alerta sonoro, as rotas de fuga, os pontos de encontro e a efetividade da comunicação.
O principal objetivo do simulado é medir o tempo de deslocamento dos funcionários e garantir que todos estejam seguros nos pontos de encontro e atentos ao sinal sonoro.
Após a realização do simulado, os coordenadores do PAEBM e responsáveis pelo setor de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho se reúnem para corrigir os erros e pontuar as melhoras, para, principalmente, garantir a segurança de todos e obter melhores resultados nos próximos simulados.
Acompanhe mais notícias da Itaminas em: https://www.itaminas.com.br/noticias/
Siga a Itaminas no Instagram e fique por dentro das novidades: https://www.instagram.com/itaminasoficial/