Cenário do problema ocular infantil
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas oculares. O baixo rendimento nos estudos e o desinteresse pelas atividades podem estar relacionados com a visão.
Os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) não corrigidos são a principal causa de deficiência visual em crianças escolares. Por isso, a importância da consulta preventiva.
Quando a criança apresenta alguma dificuldade visual, ela costuma ter dores de cabeça e apresenta desinteresse pelo estudo, seguido de baixo desempenho escolar, além de ter de ficar muito próxima da televisão e de aparelhos eletrônicos.
Os problemas de visão mais comuns na infância são: hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) e miopia (dificuldade para enxergar de longe), além disso, os pequenos podem desenvolver também astigmatismo, estrabismo e insuficiência de convergência (dificuldade dos dois olhos em trabalhar coordenadamente, o que pode causar diversos sintomas).
Fonte: https://www.cbv.med.br/problema-ocular-infantil-reflete-na-sala-de-aula/
É importante que os pais fiquem atentos ao comportamento dos seus filhos.
Cerca de 60% das causas de cegueira e/ou de grave sequela visual nas crianças podem ser prevenidas ou tratadas quando diagnosticadas precocemente.
Dia das Crianças Itaminas
Pensando nesta realidade, a Itaminas neste ano, resolveu promover uma Dia das Crianças diferente… Em parceria com o Instituto Visão do Bem, a Itaminas realizou exames oftalmológicos em 300 crianças do bairro Brasília (Sarzedo), e presenteou 100 delas com óculos personalizados.