Dia Internacional dos Povos Indígenas
Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 09 de agosto de 1995, o Dia Internacional dos Povos Indígenas tem como objetivo criar condições para a interrupção dos ataques sofridos pelos povos indígenas em seus territórios, após mais de 500 anos da expansão das formas de sociabilidade impostas aos indígenas pelos povos de origem europeia.
Um dos principais objetivos da declaração é garantir aos diversos povos indígenas do mundo a autodeterminação, sem que sejam forçados a tomar qualquer atitude contra a sua vontade, como expresso no artigo 3º: “Os povos indígenas têm direito à autodeterminação. Em virtude desse direito determinam livremente sua condição política e buscam livremente seu desenvolvimento econômico, social e cultural.”
Já no artigo 1º da Declaração é garantido às diversas etnias indígenas “o pleno desfrute de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais reconhecidos pela Carta das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o direito internacional dos direitos humanos.” Dessa forma, a ONU possibilita a equiparação dos direitos das etnias indígenas com os direitos que são garantidos pela entidade aos demais povos e etnias do mundo.
Visita à Aldeia Katurãma
Para celebrar esse dia tão importante, a Itaminas realizou uma visita à Aldeia Katurãma, em São Joaquim de Bicas, com as crianças do projeto Criança Feliz. A visita contou com atividades ao longo do dia, apresentação da língua nativa dos povos Pataxó e Pataxó Ha-hã-hãe, apresentação de artesanatos e brincadeiras esportivas com a participação das crianças da aldeia.
Ensinar sobre as culturas indígenas é crucial para promover a compreensão, respeito e preservação da diversidade cultural do nosso país. Isso nos ajuda a combater os esteriótipos, valorizar as tradições e fortalecer a identidade das comunidades indígenas.
Acompanhe mais notícias da Itaminas em: https://www.itaminas.com.br/noticias/
Siga a Itaminas no instagram: https://www.instagram.com/itaminasoficial/